O Povo Quer
.

Brasília, 21 de maio de 2022

  • Educação
  • Meio ambiente
  • Política
  • Saúde

CONTEÚDOS PARECIDOS

02mar2 de março de 2020

O Povo Quer o Fim do Foro Privilegiado

O foro privilegiado é a prerrogativa que várias autoridades têm, em... read more

02mar2 de março de 2020

O Povo Quer a nova política

A “velha política” levou a melhor. O Orçamento brasileiro do fundo eleitoral de 2 bilhões... read more

02mar2 de março de 2020

O Povo Quer o veto ao fundão

O presidente Jair Bolsonaro foi ao Facebook se explicar para... read more

02mar2 de março de 2020

O Povo Quer o fim da reeleição eterna

Todo cidadão deve ter a oportunidade de contribuir com suas... read more

02mar2 de março de 2020

O Povo Quer o fim do Político Profissional

Um dos pontos defendidos para o fim da reeleição eterna de... read more

10dez10 de dezembro de 2019

O Povo Quer o fim de candidaturas obrigatórias a um partido político

Queremos que o candidato possa se candidatar independentemente de ser filiado... read more

10dez10 de dezembro de 2019

O Povo Quer segurança jurídica do STF

Qual o papel de uma Corte Suprema em uma democracia?... read more

10dez10 de dezembro de 2019

A lei do fundo eleitoral

Você viu o projeto que altera regras sobre o Fundo Partidário... read more

BLOG

O Povo Quer

O Povo Quer é um canal apartidário com pautas democráticas que visa levar os anseios e necessidades da população aos governantes, autoridades, jornalistas, formadores de opinião, população em geral para que sua voz, a sua real necessidade seja ouvida.

Entendemos que a cada 4 anos são eleitas novas personalidades que em sua maioria não executam o que realmente o povo que os elegeu quer. Dessa forma, precisamos ser ativos nas ações e na comunicação. Já é mais do que provado que a cobrança gera um desconforto e esse desconforto gera alguma movimentação.

Juntos podemos levar a mensagem, fazer a comunicação de forma simples e objetiva do que o Povo quer aos governantes, autoridades, jornalistas, formadores de opinião e população em geral e entendermos o que esse movimento pode causar!

Categorias

  • Educação
  • Meio ambiente
  • Política
  • Saúde
Política
7p2020-03-02T16:49:38-03:00
Política

O Povo Quer o veto ao fundão

02-03-2020

O presidente Jair Bolsonaro foi ao Facebook se explicar para apoiadores a respeito do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o “fundão eleitoral”, cuja aprovação foi sinalizada pelo presidente na manhã de quinta-feira, (2)

No post, Bolsonaro explica, usando o artigo 85 da Constituição Federal, que um eventual veto ao fundão poderia fazê-lo incorrer em crime de responsabilidade, o que potencialmente acarretaria em um processo de impedimento.

A manifestação de Bolsonaro acontece depois de muitas críticas de bolsonaristas à sinalização do presidente de que o fundão deve ser sancionado.

A questão é: o Presidente disse que não seria refém do Congresso, mas parece que está acontecendo o contrário.

Não há cabimento no argumento usado pelo presidente Jair Bolsonaro para justificar a sanção do fundo eleitoral. Bolsonaro sustenta que pode ser alvo de um processo de impeachment caso vete total ou parcialmente o fundo com dinheiro público para as campanhas eleitorais de 2020. Em sua fala, Bolsonaro argumentou que poderia sofrer um processo de impeachment por crime de responsabilidade por atentar contra a lei orçamentária e o livre exercício dos direitos políticos no caso de vetar o fundo.

Caso Bolsonaro vete o fundão, o projeto seria analisado novamente pelo Congresso Nacional, que pode manter o veto ou derrubá-lo e manter a lei como aprovada pelo Legislativo.

Veto é uma prerrogativa constitucional do presidente. Como ele poderia sofrer impeachment por fazer o que a Constituição Federal diz que ele pode fazer?

O presidente não quer contrariar seu eleitorado e ele não costuma fazer isso sempre. Para contrariar o que o povo queria, ele precisava de uma justificativa. Inventou uma e segue o roteiro de quem nega qualquer ciência.

O Congresso definiu um valor e o presidente pode perfeitamente discordar disso e vetar. Sem consequência pessoal nenhuma, assim como em qualquer outro veto.

Bolsonaro diz que se vetasse fundo eleitoral “estaria atrapalhando a democracia”. Em evento para coleta de assinaturas para o seu partido, Bolsonaro também disse que “algumas coisas eu sanciono contra a minha vontade”.

O projeto aprovado em dezembro pelo Congresso prevê um gasto de R$ 2 bilhões para as eleições municipais, que ocorrem no mês de outubro. Antes disso, o mandatário chegou a dizer que, se houvesse uma brecha na legislação, ele vetaria esse gasto. Sem contar que era uma promessa de campanha do presidente.

A declaração do presidente foi feita em evento de coleta de assinaturas em Brasília, para a criação do partido Aliança pelo Brasil, a legenda que ele pretende liderar depois que abandonou o PSL.

Compartilhar Post

Facebook Twitter LinkedIn Google + Pinterest WhatsApp
O Povo Quer © 2019 - O Povo Quer. Desenvolvido por: 7 Pontos Agência Integrada